Patriarca

Youssef I

Patriarca Greco-Melquita de Antioquia e de todo Oriente, Alexandria e Jerusalém

Youssef Absi SMSP, nascido em 20 de junho de 1946, em Damasco, na Síria. É o atual patriarca da Igreja Greco-Católica Melquita desde 21 de junho de 2017.

Em 6 de maio de 1973, Youssef Absi foi ordenado sacerdote e tornou-se capelão da Sociedade Missionária de São Paulo (italiano: Società dei Missionari di San Paolo; abreviado como SMSP), uma Sociedade Melquita Grega de Vida Apostólica, também conhecida como os Pères Paulistas. Após a conclusão dos estudos filosóficos e teológicos no Seminário Maior de São Paulo em Harissa, Líbano, obteve uma licenciatura em filosofia na Universidade Libanesa, uma licenciatura em teologia no Instituto de São Paulo em Harissa e um doutorado em ciência musical e hinografia na Universidade do Espírito Santo de Kaslik.

Em 22 de junho de 2001, foi nomeado arcebispo titular de Tarsus dos Greco-Melquitas e bispo da Cúria e bispo auxiliar do Patriarcado Melquita. O patriarca Gregório III Laham foi seu consagrador, e os co-consagradores foram o arcebispo Jean Mansour, arcebispo titular de Apamea na Síria dos Greco-Melquitas, e o arcebispo Joseph Kallas, arcebispo de Beirute e Biblos, em 2 de setembro de 2001.

De 1999 a 2006, foi Superior Geral de sua comunidade religiosa, a Sociedade Missionária de São Paulo. Ele ajudou como co-consagrador na ordenação episcopal de Yasser Ayyash, Arcebispo de Petra e Filadélfia na Jordânia. Em outubro de 2007, foi nomeado vigário patriarcal da arquidiocese de Damasco.

Ele foi eleito em 21 de junho de 2017, como o patriarca da Igreja Greco-Católica Melquita. Sua eleição ocorreu um mês depois que o Papa Francisco aceitou a renúncia de Gregório III Laham.