
O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira, às 7h35 (horário de Roma), o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, onde o Pontífice residia.
“Com profunda tristeza, devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, declarou o cardeal.

Um legado de amor aos pobres e fidelidade ao Evangelho
Nascido Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco foi o 266º sucessor de Pedro e o primeiro latino-americano a ocupar o trono de São Pedro. Ao longo de seu pontificado, destacou-se pela simplicidade, compaixão e defesa incondicional dos pobres e marginalizados.
“Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal”, acrescentou o cardeal Farrell.
O Papa argentino ficará marcado na história por sua insistência em construir pontes de diálogo, promover a paz e renovar a Igreja, sempre guiado por uma espiritualidade enraizada na misericórdia.
Última aparição: mensagem de Páscoa Urbi et Orbi
Na véspera de sua morte, domingo de Páscoa (20 de abril de 2025), Francisco apareceu pela última vez em público. Mesmo debilitado, saudou os fiéis da sacada da Basílica de São Pedro com sua tradicional mensagem Urbi et Orbi, reforçando o chamado à paz e à esperança:
“A Páscoa é a festa da vida! Cristo ressuscitou! A humanidade ressurja com Ele!”, foram suas últimas palavras públicas.
Igreja em luto, mundo em oração
Com a morte de Francisco, a Igreja entra em período de luto oficial. Nos próximos dias, o Colégio dos Cardeais se reunirá para os ritos fúnebres e dará início ao processo de preparação do Conclave que elegerá um novo Papa.
Fiéis ao redor do mundo expressam seu pesar e gratidão pelo pontificado marcado pela compaixão, pela defesa da dignidade humana e pelo compromisso com os ensinamentos de Jesus.
“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Descanse em paz, Papa Francisco. Obrigado por tudo!
Deixe um comentário