
DAMASCO, 2 de maio de 2025 — A Catedral de Nossa Senhora da Dormição, em Haret Al-Zaytoun, foi o espaço para a cerimônia solene em sufrágio pela alma do Papa Francisco, falecido recentemente. A Divina Liturgia foi presidida por Sua Beatitude o Patriarca Youssef I, contando com a presença de diversas autoridades eclesiásticas, civis e diplomáticas, além de uma multidão de fiéis que lotou a igreja para prestar homenagens ao pontífice.

Entre os concelebrantes estavam Sua Excelência o Bispo Nicholas Antiba, o arquimandrita Anton Moussallem, vigário patriarcal geral em Damasco, e os sacerdotes da arquidiocese. A celebração contou ainda com a presença de vários bispos da cidade e representantes oficiais e internacionais.
A atmosfera foi de reverência e emoção, marcada por cânticos litúrgicos e orações em memória do Papa, cujo legado espiritual e pastoral foi destacado na homilia de Sua Beatitude.

Durante a homilia, sua beatitude exaltou a figura do Papa Francisco como um “servo”, que refletiu a imagem de Cristo ao adotar a simplicidade como modelo de liderança.
Ao relembrar o estilo pessoal do Papa, o Patriarca citou gestos simbólicos que marcaram seu pontificado, como a escolha do nome Francisco, a recusa de luxo e a busca por uma Igreja próxima dos pobres e das periferias.
Contrariando as divisões entre reformistas e tradicionalistas, Francisco foi descrito como alguém que lutava contra o afastamento do espírito evangélico.
O Patriarca destacou também o carinho especial do Papa pelos países árabes, que visitou em diversas ocasiões, promovendo o diálogo inter-religioso e a cultura da fraternidade.
Em tom de confiança e fé, a homilia foi concluída com uma oração para que o Espírito Santo guie a Igreja na escolha de um novo Papa.
“Não há temor pela Igreja”, afirmou Sua Beatitude, citando as palavras de Jesus: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja […] e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Ao final da celebração, agradeceu a presença dos fiéis, em seu próprio nome e dos representantes do Conselho dos Chefes das Igrejas Católicas na Síria e do Núncio Apostólico, cardeal Mario Zenari.
Confira algumas fotos da celebração:
Deixe um comentário