A Eparquia Nossa Senhora do Paraíso Greco-Melquita Católica no Brasil comunica aos fiéis que, em espírito de transparência e fidelidade à verdade, torna pública a decisão de retirar a Nota de Esclarecimento publicada em 22 de agosto de 2023, a respeito do fiel Israel Azevedo.
O pedido de remoção foi apresentado pelo próprio Israel Azevedo, que manifestou seu sincero arrependimento, esclareceu circunstâncias de saúde da época dos fatos e reafirmou seu compromisso de viver em plena comunhão com a Igreja, em obediência às suas normas eclesiais.
Após criteriosa análise e considerando a disposição de reconciliação demonstrada, bem como os princípios da misericórdia cristã e da edificação do Corpo de Cristo, Dom George Khoury, nosso eparca, determinou oficialmente a retirada da referida Nota.
A seguir, publicamos na íntegra:
- O Ato do Governo Eparquial, assinado por Dom George Khoury;
- A Carta de Solicitação de Israel Azevedo.
Seguem o conteúdo dos documentos, na íntegra:
Ato do Governo Eparquial
Tendo recebido o pedido apresentado pelo fiel Israel Azevedo, na qual manifesta seu arrependimento e reafirma seu compromisso com a fé e a disciplina da Igreja, bem como sua solicitação para a retirada da Nota de Esclarecimento publicada em 22 de agosto de 2023;
- Considerando os esclarecimentos prestados acerca de sua condição de saúde à época dos fatos e sua subsequente restauração;
- Reconhecendo sua disposição em viver em plena comunhão com a Igreja, observando suas normas e diretrizes eclesiais, e sua firme intenção de contribuir com a vida eclesial e comunitária;
- Levando em conta o princípio da misericórdia cristã e o espírito de reconciliação que deve reger a disciplina eclesial, bem como os frutos de conversão e edificação que derivam da reta intenção e do compromisso renovado com a Igreja;
DETERMINAMOS:
- Seja retirada a Nota de Esclarecimento publicada em 22 de agosto de 2023, considerando a nova realidade e disposição do fiel Israel Azevedo em conformidade com a disciplina eclesiástica.
- Seja registrada esta decisão nos arquivos eclesiásticos da Eparquia, para que conste o presente rescrito como expressão da reconciliação e restauração da comunhão eclesial.
- Exortamos o fiel Israel Azevedo a perseverar no testemunho autêntico da fé, na fidelidade à tradição da Igreja e na observância de suas diretrizes, para edificação do Corpo de Cristo e maior glória de Deus.
Dado e passado em nossa Cúria Eparquial, sob nosso selo e assinatura, aos 16 dias do mês de abril do ano do Senhor de 2025.
+ Dom George Khoury
Eparca da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso Greco-Melquita Católica do Brasil
Retratação do Sr. Israel Azevedo
A Sua Excelência Reverendíssima,
Dom George Khoury
Eparca da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso Greco-Melquita Católica do Brasil
Saudações em Cristo, nosso Senhor!
Com profundo respeito e humildade, dirijo-me a V. Exa. Revma. para pedir-lhe a retirada da Nota de Esclarecimento publicada no dia 22 de agosto de 2023, a meu respeito.
Venho informar a V. Exa. que os fatos ocorridos há dois anos atrás, que ensejaram a publicação da Nota, foram resultados, à época, de questões de saúde. Atualmente, após medidas terapêuticas adequadas, encontro-me com plena saúde restaurada, especialmente tendo já há quase um ano e meio retomado todas as minhas atividades profissionais como advogado, que demandam especialmente serviços complexos e constante exposição pública.
Desde então, tenho procurado viver em plena comunhão com a Igreja, observando com fidelidade e dedicação as normas e diretrizes eclesiais. Se em algum momento minhas ações ou palavras foram motivo de dúvida ou interpretação equivocada, sobretudo pela condição de saúde debilitada que fiquei (hoje já devidamente restaurada), expresso meu sincero arrependimento e reafirmo meu compromisso de seguir fielmente a tradição e os ensinamentos da Igreja Católica.
Reconheço que a disciplina eclesial é um meio de edificação e correção fraterna, fundamentada na justiça e na caridade, buscando sempre a reconciliação e a paz. Por isso, recorro à paternal solicitude de Vossa Excelência, pedindo que considere minha conduta desde então e minha sincera disposição em continuar servindo a Deus e à Igreja com espírito de unidade e obediência.
A remoção desta Nota permitirá que eu prossiga minha caminhada cristã com serenidade, podendo contribuir ainda mais para a vida eclesial e comunitária, sem qualquer sombra que possa comprometer meu testemunho de fé.
Confiante na misericórdia divina e na vossa prudente consideração, aguardo com esperança uma resposta favorável. Desde já, expresso minha profunda gratidão e asseguro minhas orações pelo vosso ministério episcopal e por toda a Eparquia.
Que a Santíssima Mãe de Deus interceda sempre por Vossa Excelência e nos conduza a uma vivência autêntica da fé.
Em Cristo,
Israel Azevedo
A seguir, os links para visualizar os respectivos documentos: