A Eparquia Greco-Melquita Católica no Brasil, por meio de seu bispo eparca, Dom George Khoury, emitiu uma nota de esclarecimento em 17 de agosto de 2024 sobre o uso indevido e não autorizado do nome “Melquita/Melkita” em conteúdos públicos, como vídeos, entrevistas e artigos que não representam a Igreja.
Abaixo, publicamos na íntegra a nota oficial, a fim de orientar os fiéis e reafirmar os canais de comunicação reconhecidos da Eparquia.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Venho por esta Nota Pública esclarecer que algumas pessoas estão usando indevidamente o nome MELQUITA/MELKITA, realizando palestras, entrevistas e vídeos para atacar outras identidades eclesiásticas.
Além disso, artigos têm sido escritos sobre a união da Igreja “Melquita/Melkita” com a Igreja de Roma, sem que isso nos tenha sido comunicado por qualquer uma destas pessoas. Também esclareço que estas pessoas não têm autorização para falar em nome da Igreja Melquita/Melkita ou Greco-Melquita Católica do Brasil, bem como não têm qualquer autorização eclesiástica para realizar tais meios de comunicação, não REPRESENTANDO a Igreja “Melquita/Melkita” Greco-Melquita Católica do Brasil e nem os pensamentos ou ideais dela, já que ninguém tem o direito de usar nosso nome para divulgar coisas alheias.
Deve-se recordar que, tanto civil como canonicamente, não se pode usar o nome da IGREJA “MELQUITA/MELKITA”, nem o nome da EPARQUIA GRECO-MELQUITA CATÓLICA DO BRASIL, sem a devida autorização de seu representante legal civil e canônico. Além disso, a Igreja Melquita/Melkita e a sua Eparquia, em todo o Brasil, têm seus próprios meios de comunicação nas comunidades Melquitas/Melkitas, devidamente autorizados pela autoridade eclesiástica competente, tais como o site próprio da Eparquia (https://eparquiamelquita.org.br) e redes sociais das comunidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Juiz de Fora, Taubaté e Lins.
Esperamos que estas pessoas parem de usar o nome MELQUITA-MELKITA e retirem o material da Internet, removido o referido conteúdo atribuído à IGREJA MELQUITA/MELKITA e sua Eparquia em todo o Brasil, evitando que tenham que ser tomadas as medidas judiciais cabíveis contra essa conduta indevida.
+ D. George Khoury
Bispo da Eparquia Greco-Melquita Católica do Brasil
Deixe um comentário